data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
A aposentada Irma Fontoura Botelho, 93 anos, nasceu em Santa Maria e era filha de Athos Fontoura Carpes e Alzira Schneider Carpes.
Irma trabalhou por 30 anos prestando serviços aos Correios, sem ter faltado um dia sequer ao trabalho, segundo o filho Cláudio Roberto.
Grande parte deste período foi prestado na agência central de Santa Maria. Nos últimos anos, ela morava em Florianópolis, Santa Catarina.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
A santa-mariense foi casada por mais de 50 anos com o militar do Exército Sebastião Botelho dos Santos. O casal teve três filhos, Cláudio Roberto, José Renato, falecido, e Luiz Eduardo. Deles, a idosa ganhou os netos Marina, Marcelo, Thayane, Thássyla, Gabriela e Manuella. Os quatro bisnetos, Nicole, Sophia, Pedro e Sofia, completaram a alegria de Irma, que adorava ver a casa cheia.
Para o sobrinho Giltom Fontoura de Godoy, ficam as lembranças de alguém que foi exemplo de integridade e dedicação à família:
- A tia foi referência como esposa, mãe e, sobretudo, de espírito prestativo a quem vive em vulnerabilidade social.
O filho Cláudio Roberto recorda a mãe como uma mulher de força, que encarava a vida de maneira alegre e positiva:
- Ela nos transmitiu força e coragem em todos os momentos. Entre tantas qualidades, a mãe tinha o dom de compartilhar alegria e muito vontade de viver. Todos que a conheceram vão sentir a ausência dela.
Irma Fontoura Botelho morreu em 20 de novembro de 2019. Ela foi cremada no Crematório Vaticano, em Florianópolis, e as cinzas serão alocadas, em breve, junto do marido e do filho, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.